em Doenças

Cuidar da saúde dos olhos é essencial. A maioria das doenças oftalmológicas têm cura, porém, algumas delas são chamadas de doenças crônicas e a medicina ainda não o comtempla um tratamento efetivo, como a chamada Degeneração Macular relacionada a idade, na forma seca – DMRI. Contudo, sua progressão pode ser minimizada através da adoção de medidas simples no nosso dia a dia.
Uma dieta saudável, repleta de verduras, legumes, frutas e peixes, pouca gordura, sem cigarros e uma atividade física regular é de grande importância para a saúde dos olhos.

Esta doença envolve a área da visão central – a mácula – que eh a região central da nossa retina rica em células fotorreceptoras, que captam a imagem e transmitem-nas para o cérebro, através do nervo óptico. Esta área é responsável pela visão de detalhes, leitura, reconhecimento de faces e cores, por exemplo.
Se formos comparar nosso olho com o funcionamento de uma câmera fotográfica, a retina seria o filme – ou o chip, no caso de câmeras digitais. É, portanto, na retina que a imagem captada é decodificada e enviada para o cérebro.
Qualquer alteração na região da mácula, pode levar a baixa visual, como também nos pacientes diabéticos (link) por exemplo..

Como prevenir a degeneração da mácula
Para prevenir a degeneração da mácula os especialistas recomendam uma dieta com bastante vitaminas antioxidantes (C e E), betacarotenos, que estão presentes na vitamina A, zinco, selênio, luteína, zeoxantina e ácidos graxos, como o ômega-3.

É muita coisa para pensar, né? Realmente. Mas calma, não precisa se preocupar. Abaixo, preparamos um guia com dicas de onde encontrar cada um dos nutrientes citados acima:

● A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, na maçã e outros vegetais, como pimentão, espinafre, tomate e batata;

● A vitamina E está presente no abacate, nos vegetais verdes, nas castanhas, no trigo e no óleo de girassol;

● Os betacarotenos são nada mais do que os pigmentos amarelos de alguns vegetais. Durante a digestão, os betacarotenos são convertidos em vitamina A, que, por sua vez, é um nutriente fundamental para uma boa visão. Os betacarotenos podem ser encontrados nas folhas verdes, no pimentão amarelo, no brócolis, no milho, na alface e no espinafre. Eles também estão disponíveis em frutas como a laranja, a tangerina e a manga, e nos ovos (assim como a luteína);

● Os ácidos graxos, como o ômega-3, também é conhecido como óleo de peixe. O nome diz tudo: eles podem ser encontrados, principalmente, em peixes como a sardinha e o salmão, os mais ricos nestes nutrientes. Mas caso você não goste de peixe, não há com que se preocupar, pois, além das cápsulas vendidas na farmácia, este nutriente também é encontrado no kiwi e na amora;

● Por último, mas não menos importante, o zinco é um mineral essencial no combate à degeneração. Ele pode ser facilmente encontrado em ostras, por exemplo . No entanto, já que não é fácil consumir ostras no dia a dia, há outras opções: a lagosta, o caranguejo e carnes mais comuns, como a de boi, a de frango e a de porco. Os laticínios também ajudam a adquirir zinco, além dos cereais, da aveia e das amêndoas, castanhas, nozes, etc..
Os grãos em geral são uma fonte riquíssima de antioxidantes, comtemplando grande parte das vitaminas que necessitamos

Além disso, como já mencionado acima, evite o fumo – que leva uma oxidação exagerada das células , o álcool em excesso, combata a obesidade e faça atividades físicas regular além de, após os 50 anos, fazer exames regulares de fundo de olho.

 

Dra. Francyne Veiga Reis Cyrino

Postagens Recentes
Pular para o conteúdo