em Doenças, Exames, Tratamentos

O descolamento da retina é um problema bem grave e que pode levar a cegueira. Já falamos em nosso blog sobre algumas doenças que afetam a retina (clique aqui), mas hoje iremos focar nesta doença que afeta pacientes em todas idades (apesar de ser mais comum a partir dos 40 anos)

Para entender melhor, o descolamento de retina ocorre quando a retina se desprende da região que estava colada (no fundo do olho). Essa separação interrompe a chegada de nutrientes e promove a degeneração celular, podendo causar sintomas como:

  • Raios ou flashs de luz
  • Visão embaçada
  • Manchas flutuantes (como pequenas moscas)
  • Sombra ou cegueira em uma determinada parte do olho

Arraste para o lado e veja a diferença entre uma visão saudável e a outra com descolamento da retina:

Essa separação, normalmente acontece devido a um trauma na cabeça ou na região dos olhos. Mas existem outros fatores que podem contribuir para isso, como pacientes com diabetes, miopia ou distúrbios inflamatórios.

O diagnostico pode ser realizado com o exame de mapeamento de retina (saiba mais). Após o exame o melhor tratamento para o caso será indicado.

Se você sentir qualquer um desses sintomas, marque uma consulta com oftalmologista o mais imediato possível, pois em casos avançados o quadro pode não ser revertido.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Fale conosco via WhatsApp