em Doenças, Tratamentos

A retina é uma das partes mais nobres e sensíveis da estrutura ocular e está localizada na parte posterior do olho.

Retina Saudável

É por ela que captamos a imagem, sendo transformada em estímulos nervoso enviados para o nosso cérebro

Portanto, qualquer doença relacionada a ela, é diretamente ligada a qualidade da sua visão.

Existem diversas doenças que podem afetar a sua retina, e se não diagnosticados a tempo e tratadas da forma correta, pode levar a cegueira irreversível.

1 – Retinopatia Diabética

A diabetes é uma doença silenciosa e crônica que progressivamente provoca lesão dos vasos sanguíneos de todo o corpo, inclusive dos olhos. Após alguns anos de doença, mesmo controlada (média 5 anos), ocorre uma diminuição da irrigação da retina pelo comprometimento destes vasos sanguíneos.

Causas: Todas as pessoas com Diabetes Melitus estão sujeitas a este problema, porém a doença não se manifesta igualmente para todos. Ela pode ser diagnosticada através do exame de Angiofluoresceinografia (saiba mais)

Sintomas: Presença de hemorragias na retina, depósito de gordura (exsudatos), inchaço (edema) da região central da retina, a mácula, progressiva perda de função visual (maior ou menor dependendo do grau do acometimento da retina, ou seja, da retinopatia diabética.)

Tratamento: O tratamento mais comum é a utilização do laser. Ele é realizado através de aplicações (sessões) ambulatoriais. Existem outras formas também como: anti-angiogênicos injetáveis (Lucentis, Eylia) ou implante de liberação lenta (Ozurdex) e a Triancinolona para o tratamento do edema macular.

A cirurgia, em casos específicos, também é muito utilizada como tratamento (vitrectomia).

2 – Descolamento da Retina

 O Descolamento de Retina é uma patologia ocular causadora de severa perda visual. Quando há uma ruptura ou formação de um buraco na retina neuro-sensorial, inicia-se a passagem de liquido da cavidade ocular através da abertura (ruptura ou buraco) criando um novo espaço, entre a retina neuro-sensorial e camada de epitélio pigmentado da retina (na parede ocular).

Causas: Pacientes com diabetes, distúrbios inflamatórios e com miopia, tem mais chances de adquirir o descolamento da retina, porém na maioria dos casos, podem ser decorrentes de um trauma ou não existe um fator principal para ocorrer esse problema.

Sintomas: Raios ou flashs de luz, visão embaçada, manchas flutuantes (como pequenas moscas), sombra ou cegueira em uma determinada parte do olho.

Tratamento: O processo se resume em três etapas: fechamento da abertura retiniana, criação de uma aderência da abertura e eliminação do liquido sub-retiniano. Diferentes técnicas cirúrgicas (introflexão escleral, pneumopexia, vitrectomia ou combinadas) e equipamentos são utilizados para atingir este objetivo. O correto tratamento do descolamento de retina possibilita a recuperação da função visual, porém normalmente, há perdas em relação a visão prévia ao descolamento pela lesão de células nervosas.

3 – DMRI

A DMRI ou Degeneração Macular Relacionada com a Idade é uma doença que acomete a área central da retina, a mácula. A maior parte dos pacientes apresentam uma perda visual mínima, mas hoje é uma das principais causas da cegueira legal no mundo ocidental, em faixas etárias superiores a 50 anos.

Causas: Histórico familiar da doença, pele clara e com olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à luz solar, dieta rica em gorduras, fumo, hipertensão arterial e doença cardiovascular.

Sintomas: Embaçamento da visão, cores opacas, visão de palavras borradas, manchas escuras ou embaçadas no centro da visão, pontos cegos (escuros ou brancos) no campo visual.

Todos os tratamentos oculares somente obterão sucesso se houver um controle clínico eficiente. Portanto, o tratamento deve ser realizado com a colaboração de profissionais de diferentes especialidades.

Para saber mais sobre as doenças, clique aqui: Retinopatia Diabética Descolamento de Retina DMRI

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× Fale conosco via WhatsApp